Open Banking: O Inter pronto para o futuro

Também chamado de Open Finance, Open Banking é o compartilhamento padronizado de dados e serviços bancários entre as instituições autorizadas pelo Banco Central.

Com a integração de dados, produtos e serviços bancários e financeiros, você terá em suas mãos o poder de decidir o que faz mais sentido pra você.

Será possível movimentar suas contas e seus gastos, inclusive de outros bancos, no mesmo lugar.

Mais autonomiapra você e para asua empresa

O Open Banking veio para facilitar o dia a dia do seu negócio. Você poderá centralizar as informações das contas bancárias da empresa num mesmo ambiente digital, ou seja, no mesmo app ou Internet Banking.

Será possível resolver tudo de forma mais simples, optando sempre pelos produtos e serviços que melhor atenderem suas necessidades.

Quais as vantagens do Open Banking?

Menos burocracia para trocar de banco

Consulta de saldos e movimentações mais rápidas

Mais agilidade nas transferências entre suas contas

Mercado financeiro mais competitivo e com mais opções

Mais facilidade para fazer suas escolhas

Como vai funcionar

O Open Banking já começou e está dividido em 4 fases:

Sua conta sempre segura no Inter

No Open Banking todo o compartilhamento de dados e integração de informações entre as instituições autorizadas são realizadas somente após seu consentimento.

O Inter não compartilha seus dados ou suas informações de conta sem sua autorização. Continuamos simplificando sua vida, com a mesma segurança de sempre.

Ficou com alguma dúvida?

O que é o Open Banking?
O Open Banking ou Open Finance é o compartilhamento padronizado de dados e serviços por parte de instituições participantes autorizadas pelo Banco Central do Brasil. O compartilhamento será realizado por meio de APIs (Application Programming Interfaces).
Quais são os benefícios do Open Banking?
O objetivo é ampliar a competitividade do mercado e, como consequência, fornecer melhores produtos e serviços ao consumidor final.

Dessa forma, o cliente (pessoa física e jurídica) é o titular dos seus dados e decidirá quando e com quem ele deseja compartilhar ou iniciar transações de pagamento. O cliente também poderá cancelar esse consentimento (autorização) a qualquer momento.

O Open Banking possibilitará ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira, bem como o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, e seus interesses e objetivos.
Como faço para autorizar o compartilhamento dos meus dados?
Acesse o canal eletrônico da instituição que você quer que tenha acesso aos seus dados (Receptora). Em seguida, você será redirecionado para a instituição que mantém estes dados, e nesse ambiente você poderá autenticar a sua identidade e confirmar o compartilhamento.

No último passo, você será redirecionado ao ambiente onde foi feita a solicitação inicial para a recepção de comunicação sobre a efetivação da solicitação de compartilhamento.

Somente então seus dados serão compartilhados, observado o prazo de validade do consentimento. Quando for confirmar o compartilhamento de seus dados, você poderá revisar os dados que deseja compartilhar e verificar se estão corretos.

Lembre-se de que todo o processo ocorrerá exclusivamente pelos canais eletrônicos das instituições.
Quando e quais dados vou poder compartilhar?
O Open Banking será implementado em 4 fases, todas em 2021.

A fase 1 teve início em fevereiro/2021 e as informações compartilhadas ainda não envolvem os dados dos clientes, são dados da própria instituição como, canais de atendimento e produtos e serviços oferecidos pelas instituições. (No momento, estamos aqui).

A fase 2 será implantada dia 15/07 e as instituições poderão compartilhar dados cadastrais e transacionais dos clientes relativos a pagamentos, cartões de crédito, financiamentos e empréstimos, com o devido consentimento do cliente.

Na Fase 3, prevista para iniciar em 30/08, o cliente poderá realizar transações de pagamento e encaminhar proposta de operação de crédito em diferentes instituições, usando um único aplicativo.

A Fase 4 será implantada dia 15/12, quando será possível compartilhar dados complementares​ como operações de câmbio, investimentos, seguros e contas-salário dos clientes.
Eu estou/estarei automaticamente registrado no Open Banking?
Não. Para compartilhar seus dados no Open Banking é necessário que você realize o consentimento para finalidades determinadas à instituição para a qual desejar enviar seus dados.

O consentimento terá prazo de validade compatível com essas finalidades, limitado a 12 meses – exceto em caso de pagamentos sucessivos. Esse processo será feito em ambiente digital seguro, inclusive com a identificação do consumidor.

Atenção! A 1ª fase do Open Banking não envolve o compartilhamento de dados pessoais dos clientes, de forma que o consentimento não é exigido nessa etapa.
Posso realizar o cancelamento do compartilhamento dos meus dados?
Sim, você terá autonomia sobre os seus dados e poderá realizar a revogação do consentimento a qualquer momento.
Qual a diferença entre PIX e o Open Banking?
O PIX é uma nova forma de pagamento instantâneo, digital e gratuito, que pode ser feito todos os dias, a qualquer hora.
O Open Banking ou Open Finance é o compartilhamento padronizado de dados e serviços por parte de instituições participantes autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
O Open Banking é seguro?
Sim é seguro. O compartilhamento dos dados só pode ser feito com o consentimento do cliente e os dados serão transmitidos através de APIs, uma tecnologia que permite integrar sistemas com diferentes componentes e linguagens de programação.

As APIs, por sua vez, são construídas com várias camadas de proteção, para que ninguém fora das plataformas conectadas tenha acesso aos dados. O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central.

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