Segurança para você, que é digital

Confira todos os nossos canais oficiais de comunicação e tire suas principais dúvidas sobre segurança.

Suas transações mais seguras com o i-Safe

O i-Safe é um sistema de códigos prático e seguro feito para autenticar as suas transações na Conta Digital.

Como se proteger de golpes

Conheça nossas dicas para aumentar sua segurança e ficar longe dos golpes mais comuns.

Como usar seu cartão de forma segura

  • Evite postar fotos do seu cartão nas redes sociais ou enviar fotos dele para outras pessoas. Elas podem mostrar o número do seu cartão, o que facilita a ação dos criminosos.
  • Tenha cuidado ao usar seu cartão para compras na internet. Sempre verifique se o site da compra é protegido, ou seja, se tem um símbolo de cadeado na barra do navegador.
  • Ative as notificações por push para monitorar sua conta e as compras feitas com seu cartão. Assim, quando ele for usado, você receberá um alerta no seu celular com todas as informações sobre a compra. Você também pode acompanhar todas as transações pelo app.

Aumente a segurança dos seus equipamentos

  • Sempre proteja seus equipamentos pessoais. Para isso, você pode usar senhas, biometria ou reconhecimento facial.
  • Mantenha seu antivírus e dispositivo atualizados e ativos. Faça também varreduras periodicamente para garantir que a proteção de seu aparelho esteja sempre atualizada.
  • Faça operações bancárias somente em um di spositivo e rede Wi-Fi confiáveis. Evite ambientes compartilhados.
  • O Inter nunca pede sua senha ou código do i-Safe fora do ambiente de transação, nem solicita dados por e-mail ou SMS.
  • Se quiser sair da página do Internet Banking ou app, clique em “sair” e certifique-se de que a sessão foi realmente encerrada.

Cuidados com a sua senha

  • Não anote nem compartilhe sua senha e seus dados pessoais.
  • Escolha senhas mais complexas que misturem números, letras, e caracteres especiais.
  • Ao criar sua senha, evite usar datas comemorativas, números de documentos e sequências numéricas, como 123456.
  • Troque suas senhas regularmente.

Atenção a mensagens e sites suspeitos

  • Envio de mensagens falsas é uma prática recorrente nas tentativas de fraude e roubo de dados. Por isso, desconfie de links, SMS e e-mails suspeitos que oferecem prêmios e outras ofertas.
  • Alguns sites falsos tentam simular os sites de empresas e bancos. Por isso, sempre confira se o endereço da página está correto.
  • Só baixe ou atualize o app do Inter nas lojas oficiais: Google Play e Apple Store.

Mantenha seus dispositivos sempre atualizados

  • Mantenha seu computador, smartphone ou tablet sempre atualizados com a última versão do sistema operacional. Isso ajuda a evitar falhas e corrigir problemas de software que seu dispositivo possa ter.
  • Procure instalar e atualizar somente aplicativos oficiais e licenciados.

​​Phishing: evite compartilhar seus dados

  • Phishing é um tipo de engenharia social por meio da qual um golpista se passa por uma pessoa ou mesmo uma empresa confiável para obter dados pessoais e financeiros da vítima.
  • Ao ler e-mails, não abra mensagens de destinatários desconhecidos com conteúdos chamativos.
  • Evite baixar arquivos automaticamente ou permitir solicitações de downloads que não sejam de fato necessários.
  • Em caso de dúvida quanto à idoneidade do e-mail ou mensagem recebida, entre em contato com a gente pelos nossos canais oficiais de atendimento.

​​Golpes via SMS

  • Smishing é um tipo de Phishing por meio do qual um golpista envia mensagens de texto SMS, como se fosse um representante da instituição para que a vítima clique em um link malicioso indicado na mensagem e forneça os dados pessoais.
  • Não clique em em links recebidos por SMS, a não ser que conheça o remetente.
  • Evite responder mensagens de remetentes desconhecidos.
  • Nunca instale aplicativos a partir de links recebidos por SMS. Procure fazer o download diretamente da loja oficial (Ex. Play Store, Apple Store)

​​Como identificar boletos falsos

  • Desconfie de boletos enviados sem qualquer solicitação prévia.
  • No ato do pagamento, sempre confira os dados do cedente (beneficiário) como nome, CNPJ e dados bancários.
  • Desconfie de boletos com dificuldade de reconhecimento pela leitora de código de barras.​
  • Sempre que estiver em dúvida sobre a veracidade e procedência do boleto, entre em contato por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.

​​O que fazer em casos de roubo, furto ou perda de celular

  • Entre em contato o quanto antes pelos telefones de nossa Central de Atendimento e solicite o bloqueio temporário de sua conta.
  • Não mantenha senhas salvas no bloco de notas ou qualquer outro aplicativo em seu dispositivo, como em conversas em aplicativos de mensagem.
  • Utilize senhas diferentes e fortes para o acesso aos seus apps bancários, e-mail, redes sociais e dispositivos eletrônicos. Nunca utilize como senha sequências numéricas, data de nascimento ou telefone.​

​​Golpe da falsa central de atendimento​

  • Modalidade em que os criminosos realizam ligações simulando o número da Central de Atendimento, dizem ser funcionários do Inter para te convencer a informar dados bancários confidenciais.
  • Não realizamos ligações pelo 3003-4070 e nem por nenhum outro número da nossa central de atendimento, eles apenas recebem ligações.​

    Nunca ligamos para:

    • Informar bloqueio de acesso;
    • Informar tentativa de invasão;
    • Solicitar que realize alguma validação de segurança ou altere a sua senha de acesso à conta.
  • Não realizamos chamadas de vídeo pelo WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de comunicação.

​​Golpes em aplicativos de mensagens

  • Antes de digitar ou informar algum código recebido por SMS, sempre confira se a descrição no texto do token está de acordo com a operação que deseja realizar. O Inter nunca solicita códigos de autorização de cadastro, alteração de senha ou transação.
  • Sempre que possível, ative a “confirmação em duas etapas”, esta é uma importante funcionalidade que aumenta a segurança da conta.
  • Desconfie de pessoas pedindo dinheiro com urgência. Se for o caso, faça uma chamada de vídeo para a pessoa que pediu o dinheiro e confirme se é ela mesmo.
  • Baixe apenas aplicativos de confiança e não envie dados pessoais ou informações de sua conta para desconhecidos.​

​​Cuidados com Malwares e sites falsos

  • Para acessar sua Conta Digital PJ via web, utilize somente a leitura do QR Code a partir do seu aparelho celular que possui o i-Safe cadastrado.
  • Nunca solicitamos a leitura de QR Code fora do Internet Banking.
  • Nunca acesse seu Internet Banking por um link salvo na barra de favoritos do navegador.
  • Nunca clique em links recebidos por SMS e e-mail de remetentes desconhecidos te direcionando para o Internet Banking.​
  • Nunca executamos nenhum módulo de segurança para autenticar o acesso ao Internet Banking. Por isso, nunca informe nenhum dado como:​

    • Tokens enviados por e-mail ou SMS
    • Código operador
    • Senha de acesso à conta
    • E-mail
    • Telefone
  • Se seu computador solicitar algo do tipo, não informe nenhum dado, será necessário formatá-lo.

Outras dicas para se prevenir de golpes e fraudes financeiras

Confira outras dicas para se prevenir de golpes e fraudes financeiras

Avatar da personagem Lara

O que você deve fazer sempre

Quando tiver dúvidas, entrar em contato com a gente pelos nossos canais oficiais.
Usar senhas fortes e guardá-las em segurança.
Ativar a verificação de duas etapas de aplicativos como WhatsApp.
Restringir quem pode ver sua foto de perfil nas redes sociais ou aplicativos de comunicação​.
Desconfiar de ofertas excessivamente baratas ou vantajosas.
Manter seu programa de antivírus atualizado.
Fazer backup dos seus arquivos mais importantes.
Avatar da personagem Lais

O que você deve evitar

Fornecer seus dados pessoais, bancários, senhas ou tokens da sua conta para terceiros.
Usar senhas fracas, como datas de aniversário.
Informar o código de verificação recebido por SMS no seu celular.
Abrir ou responder e-mails e mensagens de pessoas desconhecidas, ou de conteúdo duvidoso e chamativo.

Mais informações

Encontre mais dicas de segurança no nosso blog.
Se receber um e-mail suspeito, encaminhe para gestao.incidentes@bancointer.com.br
Conheça nossa Equipe de Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação, a CSIRT Inter.

Conheça nossos canais oficiais de comunicação

Redes Sociais

Nossas páginas têm o ícone de conta verificada, um símbolo azul que aparece ao lado do nome de perfil.

SMS

Enviamos SMS apenas pelos números 38383, 29544 e 28456. Fique atento, nunca solicitamos seus dados pessoais.

E-mail

São sempre enviados por remetentes com final @bancointer.com.br.

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